sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Lista de Blogs da Turma

http://adrianafilipa-07.blogspot.com/ - Adriana
http://aritasr.blogspot.com/ - Ana Rita
http://oquantinhodeboucinhas.blogspot.com/ - Diogo
http://oliveiraliliana389.blogspot.com - Liliana
http://moreia-jose.blogspot.com - Zé Moreira
http://nunopakau-pakau.blogspot.com/ - Nuno
http://paulocristiano619.blogspot.com/ - Paulo Cardoso
http://marquesssiiniistro.blogspot.com/ - Paulo Marques
http://paulocristiano619.blogspot.com/ - Pedro
http://tiagofilipeoliveiracarvalho.blogspot.com/ - Tiago
http://bolgodovasco.blogspot.com/ - Vasco
http://leninhaoliveira-helena.blogspot.com – Helena

Influência das TIC

Encontrei ou chegou ao meu mail há algum tempo este texto de Clara Pinto Correia, em que acho absolutamente deliciosa a forma que nos faz tomar a consciência do poder que as Tecnologias de Informação e Comunicação têm nas nossas vidas. Leiam...

"No Outro dia liga-me (via kolmi, evidentemente) o meu filho mais velho, com dezasseis anos, que foi de fim de semana alargado com uns amigos para Madrid. A conversa não fazia grande sentido para mim, mas para ele de certeza que fazia, dada a enorme decalage que existe hoje entre o português e a gramática usados pelos pais e o português e a gramática usados pelos filhos.
- Mãe, o Multibanco que tu me deste não está bom.
- Não está bom como? Tem funcionado perfeitamente desde que saíste de Lisboa.
- Pois, mas agora estou aqui em Madrid, tenho fome, quero comer, preciso de apanhar a camioneta para Lisboa, e ele não está bom. O bonequinho diz que ele não está bom.
- Ó meu grande inconsciente, e tu por acaso não gastaste já todo o dinheiro que eu pus na tua conta?
-Não, mãe. Juro por Deus.
- Deixa lá Deus descansado. Não pode ser essa caixa de multibanco que está fora de serviço?
-Ó mãe, mas eu já fui esta manhã a bué caixas, já tentei bué cenas, mas isto deixou de funcionar, tens que ver o que é.
- Então e não podes pedir dinheiro emprestado a um dos teus colegas para umas bolachas e um bilhete de camioneta e a gente cá faz contas e eu, entretanto, tranquilamente, vejo o que se passa?
- Oh mãe, eles já estão os dois sem dinheiro. Só eu é que ainda tinha.
Conseguem convencer-nos de tudo, os nossos filhos. Eu, que tinha planeado ficar calmamente em casa a trabalhar com as janelas todas abertas para fazerem uma saudável corrente de ar, lá me atravessei pelo meio do calor da tarde para ir à minha agência. Com tanto azar, nem o gerente nem o meu gerente de conta lá estavam. Àquela hora, estava só mesmo um rapazinho estagiário colocado ali durante o Verão. Mas adiante, bolas, que o meu filho precisa de comer e de apanhar a camioneta. O jovem estagiário faz-me um grande sorriso e eu lá lhe expliquei a situação misteriosa do cartão que de repente deixou de funcionar em Espanha. O jovem pede-me o nome do miúdo e o número da conta dele, e depois começa a fazer cliques com o rato. Às tantas, depois de inspeccionar atentamente uma página de dados, faz um sorriso daqueles mesmos muito malandros.
- Minha senhora, o seu filho não está em Madrid. Está em Portimão.
- O quê? Mas ele telefonou-me de Madrid ainda há cerca de meia hora!
- E como é que a senhora sabe que foi mesmo de Madrid que ele telefonou?
- Então, pois se fui o que ele me disse...
E o estagiário, como se fosse ele que tivesse lições para me dar a mim:
- Mas a senhora não pode ser assim tão crédula com filhos adolescentes de dezasseis anos. Olhe bem para isto.
Vira o monitor na minha direcção e aponta para o final de uma das colunas com a ponta da lapiseira.
- Está a ver estas quatro entradas? São todas de hoje de manhã, e, de facto, a última foi há cerca de uma hora. Quatro multibancos diferentes de onde ele tentou levantar dinheiro, todos em Portimão. Ontem, olhe aqui. Jantou neste restaurante chamado Superpeixe e pagou uma conta que parece claramente de duas pessoas. Isto confirma-se se formos à compra imediatamente anterior, às 19 do mesmo dia, um biquíni brasileiro da loja Poucaroupa. Aliás, bastaria olharmos para as dormidas: duas noites na pensão Oásis, quarto duplo, cama de casal. Ah, e repare no bilhete de camioneta que ele comprou na sexta-feira: está aqui claramente indicado que é de ida e volta. E oiça, minha senhora, não se passa nada de errado com o multibanco dele. O rapaz apenas já gastou todo o dinheiro que a senhora lá pôs para ele. Mas tem um bilhete para voltar hoje ao fim da tarde. Se lhe veio com essa conversa, provavelmente é porque ainda quer comprar mais uma prenda de luxo para a namorada antes de se vir embora.
- Qual namorada?
- Então, minha senhora? Cama de casal numa pensão, biquínis brasileiros, jantarinhos para dois... é evidente que o seu menino foi visitar uma namorada a Portimão e lhe contou uma história sobre ir com dois amigos a Madrid!
Bom. Claro que o meu rapaz ouviu ali pela medida grande. Mas a mim, francamente, o que me incomoda não são estas patetices de manual que os rapazes fazem. O que realmente me incomoda é pensar que, hoje em dia, até um estagiário de um banco, com pouquíssima informação à partida, pode em dez minutos saber precisamente onde estamos, onde estivemos, o que é que fizemos, tirar ilações e fazer juízos de valor. É o lado escuro do admirável mundo novo electrónico, em que todos tendemos a não pensar, mas com o qual todos perdemos completamente a privacidade."

TEXTO DE CLARA PINTO CORREIA

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Novos Editores

Hoje, na aula de TIC, cada aluno criou o próprio blog...

Este continuará a ser o espaço dedicado à turma, mas quem quiser saber um pouco mais sobre cada um de nós, pode visitar o nosso cantinho pessoal.

Aguardem por mais novidades.... voltaremos em breve...

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Regresso às aulas


Ontem dia 14, os alunos do agora 9EC, foram acolhidos na Escola pela Directora de Curso. Foi o dia reencontro com os amigos e alguns professores.

Hoje, já é um dia normal de aulas.... começamos às 8h20m com aula de TIC e por isso tivemos oportunidade de actualizar o nosso blog.


As férias já lá vão.... é hora de trabalho!


Bom ano... Bom trabalho


terça-feira, 23 de junho de 2009

Férias



Estão aí as férias....

O descanso é merecido após um ano de trabalho....

Bem hajam todos os que trabalharam para que os projectos destes alunos, desta turma e curso se realizassem.

Gozem do merecido descanso para em Setembro voltarmos em força.

Divirtam-se!!!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dia do Encarregado de Educação


No dia 9 de Junho vai-se comemorar o "dia do Encarregado de Educação". A partir das 20.30 os alunos das turmas do 7º e 8ºanos vão desenvolver várias actividades para os Encarregdos de Educação.

Convidamos, assim e conforme convite entregue pelo director de turma, todos os encarregados de educação do 8ºEC.

Esperamos por todos vós.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Actividades realizadas ao longo do 3º período

Já são algumas as actividades em que participamos ao longo do 3º período.

Prometemos em breve deixar aqui alguns pormenores das mesmas..... por enquanto deixamos apenas algumas imagens....


Na sala de Aula


Visita a alguns estabelecimentos comerciais da vila de Joane
continuem a visitar-nos!!!

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Palestra


No dia, 18 de Março, pelas 14h 30m, iniciou-se uma palestra no âmbito dos projectos das turmas 8º EC e 9º AO referentes à criação de uma loja comercial e respectivo armazém, onde contamos com a presença de um profissional da área – ramo electrodomésticos.
O objectivo foi o de permitir aos alunos um maior contacto com a realidade do mercado contacto com a realidade do mercado de trabalho e sua crescente transformação.
Inicialmente foi dado a conhecer a evolução do estabelecimento comercial, passando de uma perspectiva de comércio tradicional de pequena escala para o que é hoje uma central de compras.
Neste contexto, foi transmitido aos alunos todo o funcionamento de uma central de compras, desde o atendimento ao cliente encaminhamento e recepção de pedidos, tratamento de reclamações , gestão de stocks, armazenagem e articulação das cadeias logísticas entre os vários pontos de venda.
Através do recurso a exemplos concretos os alunos puderam constatar a aplicabilidade dos conceitos e temáticas abordadas nos cursos que frequentam.
Por outro lado, tiveram oportunidade de tomar contacto com uma realidade diferente, nomeadamente no que respeita a pedidos de compras on-line, articulação das cadeias de logística, a gestão de stocks em rede, entre outros.
Pela experiência proporcionada, resta-nos agradecer às pessoas envolvidas por todo o esforço e empenho em nos proporcionar este tipo de eventos tão produtivos.

Texto de autoria da Prof. Isabel Costa

terça-feira, 21 de abril de 2009

Actividades e 3º Período

Pois é o 3 º período está aí e o regresso foi em força.

Já contamos com algumas actividades entre elas uma sessão de técnicas de atendimento e uma sessão de cuidados a ter com a imagem.

Entretanto, sairemos da escola para efectuar a visita a um armazém. Iremos também a uma mostra pedagógica, onde orgulhasomente divulgamos o nosso curso.

Visitem-nos e aguardem por mais novidades.

sábado, 28 de março de 2009

Páscoa


Descansar, estar com a família, estar com os amigos, conviver, rir, divertir, reflectir... uff....


Boas férias.... Boa Páscoa!!!

domingo, 22 de março de 2009

Dia do Pai - 19 de Março

Os alunos do 8EC, demonstraram os seus afectos pelos pais, realizando um trabalho que levaram para casa, para oferecer aos pais.

Deste modo pretende-se dar continuidade e melhorar o envolvimento dos pais na vida escolar dos seus filhos, e é claro, proporcionar em família momentos de partilha e cumplicidade.

Parabéns aos filhos pelos trabalhos realizados!

Parabéns aos pais pelo vosso dia!

O 8EC da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado

Olá!
Somos os alunos do 8ºEc da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado e estamos a frequentar o Curso de Educação e Formação Empregado Comercial.
Este curso tem a duração de dois anos e é constituído por nove disciplinas, as de domínio socio-cultural (Língua Portuguesa Inglês, Educação Física, Cidadania e Mundo Actual e Tecnologias de Informação e Comunicação), as do domínio cientifico (Matemática e Actividades Económicas) e as do domínio tecnológico (Técnicas de Atendimento e Stocks e Merchandising).
Viemos para este curso, pois este permite-nos conhecer mais de perto o mercado de trabalho, e ao mesmo tempo temos equivalência ao 9º ano de escolaridade. Assim com este diploma os dezassete alunos desta turma, talvez, possam encontrar mais facilmente emprego.
Este curso é muito interessante, na medida em que realizamos muitas actividades que se enquadram nitidamente nos objectivos propostos pelo mesmo. Deste modo, além daquelas que se realizam na sala de aula, todas as semanas vamos trabalhar para os diferentes serviços da escola nomeadamente bufete, reprografia, papelaria, portaria, pavilhões, secretaria, polivalente, biblioteca e gabinete de apoio aos alunos.
No final de este ano lectivo, a turma irá realizar uma feira de stocks, bem como irá criar uma loja no espaço da sala de aula aberta a toda a comunidade escolar. Além destas actividades deve-se referir outras já realizadas, nomeadamente: no período natalício criamos anéis, fios, pulseira, brincos e pintamos copos. Estes produtos foram vendidos no polivalente.
Terminado este ano lectivo resta-nos um para o estágio.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Opinião da aluna Liliana

Para mim o curso de Empregado Comercial foi uma boa iniciativa, estou a aprender muito com o desenrolar deste curso. Gosto muito da turma mas por vezes torna-se barulhenta. O que eu mais gosto neste curso é das aulas práticas mas também gosto de algumas das aulas teóricas porque é sempre bom aprender mais e para passarmos às aulas práticas é necessário termos um comportamento exemplar. Neste curso a aparência física é muito importante e o modo como falámos e como dizemos as coisas também. O meu objectivo agora é terminar este curso e de preferência com boas notas. A nossa turma está a tentar transformar a nossa sala numa loja, em que possamos ter roupas, uma máquina registadora, um computador, entre outras coisas, já pintaram a sala de azul escuro…se assim for passaremos a ter mais aulas práticas o que fará com que nos empenhemos mais. Temos tido umas aulas mais práticas em que vamos todos para fora da sala e ficámos dois a dois divididos pelos vários serviços da escola eu já fui para a secretaria, para a reprografia, para a papelaria, para o ginásio e para a biblioteca, agora gostava de ir para os restantes locais, é muito divertido.
Quando terminar este curso terei o nono ano e depois vejo se quero seguir com a escola ou se não, foi uma boa experiência espero que termine bem.

Liliana Silva Oliveira…8ºEC…Nº12

8ºec (empregado comercial)

Olá, nós somos o Paulo Cristiano Duarte Cardoso nº14 e o Paulo Fábio Lopes Marques nº15. Gostamos muito do curso, mas há um problema são as muitas aulas teóricas e poucas práticas. Já trabalhamos em alguns locais da escola como: portaria, bar, reprografia, papelaria, polivalente, secretaria, pavilhão desportivo, bloco A, B e C, e a Biblioteca. Chegamos a fazer uma loja de bijutaria e copos tudo feito por o 8º EC. A nossa turma é constituída por 18 alunos orientados por 10 professores. Gostamos do curso e das aulas práticas.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O nosso curso

Olá! Vou começar por dizer que gosto do curso mas nunca pensei que se tinha de fazer várias coisas como por exemplo as aulas práticas nos vários serviços da escola. Alguns dos serviços são: bar, papelaria, reprografia, secretaria, ginásio gimnodesportivo, polivalente, biblioteca, entre outros.
Vamos também na nossa sala montar tipo uma banquinha duma loja para vender vários tipos de coisas exemplos: roupa para criança, etc…
Volta a passar cá para veres o nosso trabalho.

Ana Rocha, aluna 8EC

Bem-vindo!!!


Este é o Blog da Turma 8EC, do Curso de Educação e Formação Empregado Comercial, da Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, Vila Nova de Famalicão.